sexta-feira, 17 de abril de 2009

Experimento - Ressurreição

Como uma futura química (rs!), amo fazer pequenos experimentos para as crianças e levar um pouquinho dos meus conhecimentos para elas, comparando-os aos princípios do Evangelho, e elas entendem o objetivo e as comparações! É muito gostoso, eu adoro! E há algum tempinho, uma grande amiga muito querida minha, Cinara, me emprestou dois livros que tem vários experimentos comparando-os aos princípios ensinados! Então, aqui vai um sobre a Ressurreição! Pode ser usado nesse domingo durante o Tempo de Compartilhar ou também como mensagem da presidência na abertura! Espero que gostem! Se fizerem com as suas crianças, contem qual foi a reação delas!
Beijinhos carinhosos a todos que me visitam!


RESSURREIÇÃO
“ (...)e o espírito unir-se-á a seu corpo para não mais serem divididos; o todo tornando-se, assim, espiritual e imortal, de modo que já não possa experimentar corrupção”.

O QUE VOCÊ IRÁ PRECISAR:
Jarro de vidro ou de plástico transparente com tampa
Um copo grande com água
Um copo grande com óleo
Um ovo

EXPERIMENTO:
Coloque o ovo, o copo com água e o copo com óleo sobre a mesa. No momento apropriado da apresentação, coloque partes iguais de água e de óleo no jarro, deixando um espaço livre na parte superior do jarro. Feche com a tampa. Durante a apresentação, agite o jarro e depois o coloque sobre a mesa. Coloque o ovo no jarro, agite e coloque o jarro na mesa novamente.

APLICAÇÃO DO EVANGELHO:
No começo da nossa vida terrena, nosso espírito entrou no nosso corpo e continua nele até o momento da morte. Demonstre isso adicionando o óleo (o espírito) na água (o corpo) e agitando (vida).. Na morte, o espírito é separado do corpo. Isto é representado deixando a mistura em repouso sobre a mesa. O espírito e o corpo ficam nesses estados até o momento da separação. Falando sobre a ressurreição, Alma disse: “Ora, eis que vos falei sobre a morte do corpo mortal e também sobre a ressurreição do corpo mortal. Digo-vos que este corpo mortal será levantado num corpo imortal, isto é, passará da morte, da primeira morte, à vida, para não mais morrer; e o espírito unir-se-á a seu corpo para não mais serem divididos; o todo tornando-se, assim, espiritual e imortal, de modo que já não possa experimentar corrupção .” (Alma 11:45) Demonstre isso adicionando o ovo (representando a nova vida) ao óleo e à água. Agite e coloque sobre a mesa. Desta vez o óleo (o espírito) e a água (o corpo) não se separam mais.
(Nota: pode ser que se acumule um pouco de espuma no topo depois de agitar, mas o óleo e a água não vão se separar.)

6 comentários:

  1. Parabens Laise, vc e muito criativa!!

    Bjao

    ResponderExcluir
  2. Oi, Laise!
    Que idéia bacana!!
    Continue postando essas idéias... São excelentes idéias para atividades motivadoras!
    Meu marido uma vez fez um treinamento usando um experimento interessante para demonstrar o que o arrependimento faz com nossos pecados. Ele tinha uma jarra de água e acrescentava um suco de morando de pacotinho (aqueles de pozinho) representando o pecado. Em seguida ele incluía uma proporção de água e água sanitário ou cloro à mistura e a água voltava a ficar completamente límpida!
    As pessoas não sabia o que era misturado e ficavam incucadas com a "mágica" do arrependimento e do perdão de nossos pecados!
    Sempre fiquei imaginando que haveria de ter outros experimentos que poderiam instruir tão bem quanto este.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. nossa, que legal! vou fazer em uma noite familiar qq dia. Obrigada.

    Adorei o dado e as gravuras tb.

    tá lindo seu blog!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Laise, muito bom seu experimento, estuda Química não é , sou química, e ano passado no mês de agosto fiz um experimento na primária sobro o Batismo, que pode ser usado agora no mês de maio, se puder postar seria legal.
    Vai precisar
    1 Jarra com metade de água dentro
    Corante vermelho
    Cândida ou cloro

    Qdo explicar para as Crianças sobre a importância do Batismo para elas....
    Antes do oito anos, elas eram como a jarra com água, branca e pura, após os oitos anos elas começam a ter responsabilidades e usufruir do seu livre arbitrio, estando sujeitas a errarem e cometer pecados, então com esses pecados elas ficam como a água com o corante, manchadas( uma gota já dá), após o arrependimento e com o Batismo, elas voltam ao inicio de tudo, como a Jarra com água limpa( nessa hora jogar mais da metade de cloro ou cândida na jarra que limpa o líquido). As crinanças amaram, bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu experimento, e vou usar com as crianças domingo, para enfatizar sobre a Ressurreição, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas!!!
    Fique muito feliz que gostaram do experimento, colocarei mais aqui com certeza!!!

    Flavinha, muito obrigada sempre por seus comentários e por todo o carinho!!! Você é um amor!!!

    Lu, adorei o experimento que falou, sem dúvidas vou usá-lo ainda! Muito obrigada!

    Si, obrigada por sempre me dar tanto apoio com o blog, fico tão feliz, principalmente vindo de você, que tem um blog tão maravilhoso!!!

    Amanda, então você é química, que legal!!! Eu estou no segundo ano ainda, mas tenho amado o curso!! Muito obrigada pelo experimento que passou! Sem dúvidas vou continuar colocando novos experimentos aqui para usarmos com as crianças!

    Obrigada a todas sempre!! Beijinhoooossss!!! Laise!!! =p

    ResponderExcluir